Voltar  

Bia Zaneratto & Luciana Maria Dionizio

Beatriz Zaneratto nasceu em Araraquara no dia 17 de dezembro de 1993.

A jogadora de futebol é atacante do Palmeiras e da Seleção Brasileira. Aos sete anos, já apresentava seus dotes para o futebol, quando se destacava em meio aos meninos na Escola Antônio Lourenço Corrêa, na Vila Xavier. Os recursos da jogadora foram aprimorados, aos 13 anos, quando Bia começou a ser treinada por Luiz Carlos Seschi Filho, fundador da ONG Espaço Criança e seu primeiro técnico. Com a mesma idade, teve sua primeira convocação para a Seleção Brasileira Sub-17.

Aos 17, foi convocada para a Seleção Brasileira, onde fez amizade e se aperfeiçoou ao lado de jogadoras consagradas, como Marta, Formiga e Cristiane.A atacante Beatriz Zaneratto João, mais conhecida como Bia Zaneratto, é motivo de orgulho para os moradores da cidade que apreciam o talento e a determinação da jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

A carreira de Bia Zaneratto começou em 2009, revelada pela Ferroviária-SP. Em 2010, ela passou pelo Santos-SP e conquistou o Campeonato Paulista e a Libertadores. Um ano depois, foi jogar no futebol pernambucano pelo Vitória das Tabocas-PE. Lá, venceu dois Campeonatos Pernambucanos antes de ter a primeira experiência internacional por clubes.

Em 2013, a atacante assinou contrato com o Incheon Hyundai, da Coreia do Sul, e conquistou a Liga da Coreia seis vezes (2013, 2015, 2016, 2017 e 2019). Em 2019, Bia Zaneratto teve a primeira passagem pelo Palmeiras-SP. Ela ficou por pouco tempo na capital paulista até se mudar para a China. Lá, defendeu o Wuhan Xinjiyuan e conquistou a Superliga Chinesa (2020).

Em 2021, a atacante foi emprestada pelo Chedu ao Palmeiras-SP e atuou na primeira fase do Campeonato Brasileiro. Naquela oportunidade, foi eleita a craque do torneio e se sagrou artilheira. Com o fim do contrato, voltou ao Xinjiyuan e ficou por uma temporada. Já em 2022, o Palmeiras-SP contratou a Imperatriz, como é conhecida Bia Zaneratto, e, desde então, ela é titular e capitã no time comandado pelo técnico Ricardo Belli.

Na terceira passagem pelo clube paulista, a atacante venceu o Campeonato Paulista (2022) e a Libertadores (2022) e fez história ao se tornar a jogadora palmeirense com o maior número de gols em uma única temporada. Em 2023, Bia Zaneratto jogou a Copa do Mundo pela quarta vez. Desde 2019, a atacante é a terceira atleta mais convocada pela técnica Pia Sundhage. A camisa 16 esteve em todas as listas da sueca em 2023 e já soma mais de 100 jogos pela Seleção.

Luciana Maria Dionízio nasceu em Belo Horizonte, começou no futsal e iniciou sua trajetória no futebol profissional no Atlético-MG em 2005. Em 2012, chegou a pensar em desistir da carreira, mas conversou com seus pais, que a incentivaram a continuar. Chegou na Ferroviária em 2013 e se tornou uma das jogadoras mais queridas pela torcida por ter sido peça fundamental nas conquistas do Tetracampeonato Paulista em 2013 e nos títulos do Brasileirão e Copa do Brasil de 2014.

Seu talento chamou a atenção da Seleção Brasileira, que a integrou em seu elenco permanente, que se preparava para as Olimpíadas. Passou ainda pelo Rio Preto, time pelo qual também sagrou-se campeã brasileira. Hoje ela está em sua segunda passagem pela Ferroviária, onde é uma das líderes do grupo que mescla atletas experientes e jovens talentos. 

Ela é Bicampeã da Copa América (2014 e 2022), Campeã Copa Libertadores (2020),  3º lugar Jogos Pan Americanos (2015), Tricampeã Brasileira (2014, 2015 e 2019), Campeã da Copa do Brasil (2014) e Campeã Paulista (2013).

Referências:

  Voltar